A Associação Cultural e Desportiva do Bocal vem por este meio comunicar a todos os seus associados, a realização de uma Assembleia Geral marcada para este Domingo, 13 de Junho de 2010 pelas 18H, para debater vários assuntos relacionados com a nossa Associação, nomeadamente a insuficiência de fundos atribuídos pela Câmara Municipal de Mafra para continuar com a actividade de futebol 11 na I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Lisboa.
O nosso clube recebeu ontem, dia 08 de Junho de 2010, uma carta do departamento Sociocultural - Secção de Apoio Administrativo - DS, da Câmara Municipal de Mafra, na qual se informam as comparticipações financeiras a atribuir ao nosso clube no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo.
É com muita preocupação que vos informamos dos valores atribuídos:
350€ -Para Actividades Regulares (redução de 65%)
3.500€ -Para Futebol 11 (redução de 30%)
A nossa Associação assume um papel estratégico como pólo de desenvolvimento local do desporto e da cultura, promovendo hábitos de cidadania activa. Ora, a Câmara Municipal de Mafra, com um sentido mútuo de responsabilidade deveria estreitar os laços de cooperação com a A.C.D. Bocal, não apenas com o apoio monetário adequado, como também comparticipar com obras necessárias no nosso recinto desportivo para permitir a prática do desporto por camadas mais jovens. Actualmente somos a única Associação da Freguesia que tem futebol. Estamos na I Divisão da A.F. Lisboa, onde obtivemos sempre elevada performance nos seus quadros competitivos. A prática do desporto melhora a condição física e de saúde, mas também promove a integração social com sociabilização entre os vários agentes desportivos.
Compete à Câmara Municipal de Mafra apoiar a dinamização do associativismo desportivo, nos termos da alínea b), do número 4, do artigo 64º, da Lei nº169/99, de 18 de Setembro, na nova redacção dada pela Lei nº5-A/2002, de 11 de Janeiro. A nossa Associação paga aproximadamente 10.000€ para poder participar no campeonato da I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa, em inscrições, seguros, taxas e policiamento. A este valor acresce o gasto em despesas logísticas como o transporte de atletas, despesas com material desportivo e equipamentos.
Não é apenas o futebol que move a nossa associação. Apoiamos outras modalidades como a Aeróbica e o Atletismo, que leva as cores do nosso clube, o nome da nossa Freguesia e respectivo Concelho por todo o País. Na última corrida dos Sinos, em Mafra, a equipa de Atletismo do Bocal obteve um honroso 4º lugar, do qual muito nos orgulhamos.
O Presidente da Direcção da A.C.D. Bocal já comunicou aos restantes membros da direcção, que não está disposto a assinar o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo / Juvenil, com a Câmara Municipal de Mafra, na cerimónia marcada para o próximo dia 15 de Junho de 2010, devido à insuficiente quantia atribuída, a qual não nos permite sequer a inscrição nas provas federadas.
Pedimos assim a todos os associados que estejam presentes nesta Assembleia, pois o futuro do nosso “pequeno” grande clube está a ser posto em causa.

A Direcção